Resumo do Romantismo galerë! depois trago o Romance Romantico!
CONTEXTO HISTÓRICO
CARACTERÍSTICAS
ROMANTISMO NO BRASIL
História: vinda da corte portuguesa divulga as novas tendências da literatura na Europa
Início do Romantismo brasileiro: 1836, com Gonçalves de Magalhães (Suspiros poéticos e saudades) – fim: 1881, com Machado de Assis.
Independência do Brasil (1822) – busca por identidade nacional
Ciclo do café (1840) – modernização do Rio, com bailes, tornando a cidade o cenário dos romances. Nas faculdades os jovens se reúnem para escrever poesias.
POESIA ROMÂNTICA: gerações românticas e principais poetas
Primeira geração: INDIANISTA, PATRIOTISTA ou NACIONALISTA
Foco no nacional, no patriótico, em busca de uma literatura nacional devido à Independência. Surge o indianismo, onde o índio é focado como representante do passado brasileiro, mas ele é “europeizado” (perfeito com muitos sentimentos, ex: Marabá)
Poetas: Gonçalves de Magalhães (introdutor do Romantismo);
Gonçalves Dias: consolidador do Romantismo (ele na poesia e Alencar no romance). Obras: Primeiros Cantos (apresenta a Canção do Exílio), com referências nacionalistas e indianistas. Obras indianistas: I-Juca Pirama, Marabá e Canto do Piaga.
Segunda geração: MAL-DO-SÉCULO, BYRONISTA ou ULTRARROMÂNTICA
Mantiveram os traços da primeira geração, exceto o indianismo, com extremo subjetivismo, amor, morte, ironia e egocentrismo. Byronistas por serem influenciados por Lord Byron, Mal-do-século por buscarem a morte como única libertação. No tema amoroso as mulheres eram perfeitas, puras e intocáveis.
Poetas: Álvares de Azevedo: principal – desejou amar e morrer muito. Ora ama mulheres puras ora taxa a vida de tediosa. Em Noite na taverna vê-se a influência Byronista em suas obras.
Casimiro de Abreu: poesias simples tornaram-no popular. Sua fuga é caracterizada pela saudade da infância (Meus oito anos). Quando o tema é amor, assemelha-se aos outros ultrarromânticos.
Fagundes Varela: representa duas faces poéticas: foi um poeta do mal-do-século e um poeta condoreiro, da terceira geração. No fim da vida foi tomado por um misticismo religioso por causa da morte de entes próximos.
Terceira geração: CONDOREIRISMO e POESIA SOCIAL
Poesia social que prezava a palavra libertária. Condoreiristas, pois o condor representava o “alto vôo da palavra pela liberdade”. Sua ideologia era a abolição e o progresso. Renovaram o tema amoroso – agora as mulheres eram alcançáveis.
Poetas: Castro Alves: principal poeta Condoreiro. Apresenta dois aspectos: lírico-amoroso e condoreirismo épico. Suas mulheres são concretas e alcançáveis, e na épica é o defensor dos escravos, retratando violentamente, com tom hiperbólico.
Sousândrade: pensava em uma nova república livre e comunitária. Previu que sua poesia seria lida tardiamente devido à sociedade
—————
—————