RESUMÃO PRO SIMULADO, by.fer

25/11/2009 23:03

PRESIDENTES PRÉ-DITADURA

 

Governo Dutra

Constituição de 1946 – Permitia participação de comunistas (Carlos prestes), exigia eleições para todos os cargos, avanços sociais (voto feminino, leis trabalhistas) e separava os três poderes, onde cabia ao executivo cassar mandatos e fechar partidos. Colocava o voto como obrigatório para maiores de 18 anos e universal e dava autonomia para os estados.

Dutra visava os EUA pela proximidade geográfica e continental, como um exemplo para seguir o desenvolvimento do Brasil, alinhou o Brasil com os EUA, rompendo de vez as relações com a URSS, cassando por conseqüência o PCB, colocando-o na ilegalidade

Na economia foi criado o Plano SALTE (Saúde, Alimentação, Transporte e Energia) que expunha um pequeno intervencionismo estatal, na intenção de “afofar” a infra-estrutura no intuito de receber multinacionais, porém o plano que ficou muito na área do transporte foi um fracasso. Outra característica econômica do governo de Dutra foi a abertura para o mercado estrangeiro, para capital estrangeiro, importações e emprego de empresas, indústrias, internacionais. O capital estrangeiro passou a ter lugar no cenário nacional e o mercado em geral deveria ter liberdade própria, mínimas intervenções do estado.

Segundo Governo Vargas

GV ao assumir tinha uma posição contrária ao alinhamento de Dutra com os EUA, alegando que as empresas americanas roubavam toda a riqueza do Brasil, porém não conseguiu manter seu mesmo nacionalismo de antes, e ainda mantinha alguns empréstimos americanos.

Vargas restringiu importações, limitou investimentos estrangeiros e criou a BNDE e a PETROBRAS, aumentou em 100% o salário mínimo e nomeou JANGO* como Ministro do Trabalho.

Classes médias, militares, opositores e imprensa descontentados com GV acusam-no de estar tramando um novo golpe de Estado. GV força o Banco do Brasil a fazer um empréstimo para criar o jornal ULTIMA HORA e é acusado de corrupção, Carlos Lacerda da Tribuna da Imprensa era o que mais alarmava essa pressão antigetulista. Gregório Fortunato, da guarda de GV, encomenda o assassinato de Lacerda, porém o disparo atinge o guarda de Lacerda, o que ficou conhecido como crime da Rua Toneleros. Esse crime fez com que as suspeitas caíssem para GV. Esse foi o estopim para que GV fosse considerado culpado por tramar um golpe para estabelecer uma republica sindicalista e infiltrar o comunismo. As oposições, principalmente das forças armadas, pressionaram-no pedindo sua renuncia, e em 24/08/1954, Getulio diante da possibilidade de um golpe, suicida-se.

Governo JK

JK além de nacionalismo, pregava o nacional-desenvolvimentismo, onde havia ampla atividade do Estado tanto no setor de infra-estrutura como no incentivo direto à industrialização. Essa atividade é combinada com a da empresa privada nacional e a do capital estrangeiro. Seu plano de metas visava evoluir 50 anos em 5, focando em transporte, energia, educação, industria de base, alimentação e a construção de Brasília. Os inúmeros empréstimos aumentaram em 3 vezes a divida externa. O PIB cresceu, a produção industrial também. Mas com eles, cresceu também a inflação, a crise financeira agravou-se e a dependência econômica externa agravou-se cada vez mais.

Nas eleições de 1960, PSD e PTB lançaram a aliança com General Lott para presidente e JANGO para vice, o PSP lançou Ahdemar de Barros, e a UDN saiu com Jânio Quadros, que venceu com 48% dos votos

Jânio Quadros

Política interna fracassada, aproximou-se das massas ao passar a imagem de homem simples, do povo. Porém usava de medidas sem tamanha importância como proibir biquínis e brigas de galo, para esconder sua falta de planejamento em relação ao seu governo, além do fato de se chocar com o legislativo. Sua política externa também era polêmica, mantinha diplomacia com países socialistas, comunistas, querendo ampliar o mercado. Cortou relações diplomáticas do Brasil com os EUA, enviou seu vice para a China Comunista, aproximou-se de grupos esquerdistas.

 

 

 

Bons Estudos,

Resumo by,Fer

—————

Voltar


Nossa equipe

Mênfis

Mênfis
Entre na nossa comunidade do orkut e conheça todos os nerds que formam essa nação, esse ghetto ;P https://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=78248597

—————