Confira as dicas da área de humanas da 1ª fase da Fuvest

19/11/2009 19:39

Confira as dicas da área de humanas da 1ª fase da Fuvest

Neste domingo, os candidatos à uma vaga no concorrido vestibular da Fuvest realizarão a prova da primeira fase. Nela serão selecionados os estudantes que passarão para a segunda etapa do concurso. Quem quer continuar na briga deve aproveitar estes últimos dias antes da prova para descansar e afiar os conhecimentos sobre conteúdos infalíveis. Para ajudar o candidato, o Terra conversou com professores especializados e preparou dicas do que deve ser revisado.

 

Segundo o professor Tadeu Terra, do Sistema COC de Ensino, a expectativa para a 1ª fase da Fuvest é a de uma prova bem elaborada, aliás, como tem sido ao longo dos anos, com questões que avaliem o candidato em suas competências e habilidades, cobrando dele o conhecimento básico por ele adquirido ao longo do ensino médio.

Para este ano, são esperadas questões com enunciados claros, cobrindo praticamente toda a programação de cada disciplina e seguindo o viés do Enem.

Na primeira fase, a prova terá 90 questões objetivas e versará sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum do Ensino Médio: Português, Matemática, História, Física, Geografia, Química, Biologia, Inglês e terá algumas questões interdisciplinares. Confira dicas de português, história e geografia.

Português
Os vestibulares, de maneira geral, inclusive o da Fuvest, exigem capacidade de leitura e interpretação pelo candidato, sendo essencial a compreensão da articulação das ideias dos enunciados e dos textos da prova.

Na maioria das vezes, essa prova não apresenta questões específicas sobre regras gramaticais, mas há temas fundamentais que são abordados com constância dentro de questões que exigem interpretação de texto. Por isso, é necessário que o aluno relacione seu conhecimento gramatical ao uso da língua no cotidiano. Entre os temas recorrentes, podem-se citar: ambiguidade, correlação verbal, modo imperativo e estilística (figura de linguagem, figura de pensamento e figura de sintaxe).

Para as questões de Literatura, os vestibulandos devem conhecer o tema das obras literárias obrigatórias e saber comentá-las e analisá-las criticamente. Identificar o período histórico e o estilo dos autores também é fator que auxilia nas respostas das questões.

História
Em seus vestibulares, a Fuvest sempre priorizou a elaboração de questões que desenvolvessem o raciocínio lógico, aliado a conhecimentos gerais em patamares que podemos considerar de nível médio, dentro da programação do Ensino Médio.

Podemos indicar uma vasta programação de história, com especial atenção para os problemas atuais, como, por exemplo, os do Oriente Médio e os da América Central, como o caso de Honduras. Outro aspecto a indicar é a expansão territorial ocorrida durante o Período Colonial no Brasil e suas implicações, haja vista os tratados e limites, a mineração, a pecuária, entre outras.

Geografia
No que tange a Geografia na Fuvest as questões são abrangentes com os temas mais importantes e em evidência da Geografia Geral e do Brasil. Temas que vão dos conflitos diplomáticos internacionais (ex: Venezuela X Colômbia) aos conflitos agrários locais (ex: invasão de reservas indígenas, como também: território e sociedade, meio ambiente, cartografia e as mudanças econômicas do mundo globalizado.

Prova
A duração da prova será de cinco horas. A nota da primeira fase será utilizada somente como critério para a progressão do candidato à segunda fase do vestibular, não sendo, portanto, computada na média final.

 

—————

Voltar


Nossa equipe

Mênfis

Mênfis
Entre na nossa comunidade do orkut e conheça todos os nerds que formam essa nação, esse ghetto ;P https://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=78248597

—————