Coletânea mais curta ajudou na redação da Unicamp 2010; prova teve nível médio

16/11/2009 19:19

A prova, realizada neste domingo (15), cobrou a elaboração de um texto e 12 perguntas discursivas sob a temática de "gerações".

Redação

"Foi uma prova muito boa, com uma nova qualidade: a diminuição da quantidade de textos da coletânea. E também havia duas imagens, o que facilita muito", avalia a coordenadora de português do Etapa, Célia Passoni.

A opinião é compartilhada pelo coordenador do Anglo Vestibulares, Luis Ricardo Arruda: "Os textos também estão mais fáceis de fazer a ponte com o que é pedido nas propostas. Foi uma evolução muito boa", disse.

O vestibulando pode, tradicionalmente, escolher entre três formatos de texto: uma dissertação, uma carta ou uma narração. De acordo com o coordenador de português do curso Objetivo, Francisco Achcar, a carta foi o mais difícil dos três.

"A narração depende de os candidatos terem talento. Já a dissertação cobra a capacidade de manipular argumentos. E, este ano, a carta dependia de conhecimentos mais especializados, pois cobrava familiaridade com um ambiente empresarial e com a modernização".

Química

"Foi uma prova sem problemas. As duas pedem temas clássicos da química e abordam assuntos recorrentes. Não foram difíceis; médias, no máximo", avalia o coordenador do Objetivo, Antonio Mario Salles.

Uma das perguntas abordou o escurecimento de cabelos, por meio de tintas, e as reações químicas adotadas. A outra, falou das rugas. O conhecimento cobrado foi de cálculo estequiométrico e de química orgânica, principalmente.

"Química é a disciplina, junto com física, que vai selecionar mais os candidatos", avalia o coordenador do Etapa, Edmilson Motta.

Geografia

Abordou temas que se discutem muito em sala de aulas, afirmou o professor de geografia do Objetivo, Eduardo Lucchesi. "Um é o tema de evolução de população e o outro sobre uso do solo e sobre o desmatamento. São dois assuntos que têm sido abordados no ensino médio. A prova tem bom senso e está equilibrada", afirma.

Física

O nível de dificuldade foi considerado fácil pelo coordenador de física do Objetivo, Eduardo Figueiredo. "A primeira questão exigia aplicação direta de equação. E a segunda pedia duas continhas. Era preciso saber conteúdo, embora muito simples", avaliou.

Biologia

"As questões foram bem feitas e o assunto dominante foi o da saúde", diz. "A primeira fala sobre casamento consanguíneo e a segunda, sobre hipertensão arterial", diz o coordenador do Objetivo, Luiz Carlos Bellinello. "Foram questões bem simples, tradicionais", completa Motta, do Etapa.

Matemática

Na avaliação do coordenador do Objetivo, Giuseppe Nobilioni, o nível de dificuldade foi médio. Uma questão de geometria e outra de álgebra compuseram o exame. "Uma delas dava um gráfico mostrando a variação populacional de jovens, adultos e idosos. Era possível resolver por semelhança de triângulos", orienta. A outra, segundo ele, cobrava uma regra de três.

História

Para o coordenador de história do Objetivo, Daily de Matos, a prova foi muito bem elaborada e sem nenhuma dubiedade. "Ficou bem claro que a Unicamp tem preocupação com o aluno de escola pública e cobrou interpretação de texto." O nível de dificuldade foi considerado médio.

Para o coordenador do Etapa, Motta, o item "a" das duas perguntas de história exigia apenas interpretação de texto. Já o "b" cobrava respostas bem abertas. "Não se espera que o estudante faça um tratado sobre o assunto, por isso o espaço foi suficiente", avaliou.

 

 

https://vestibular.uol.com.br/ultnot/2009/11/15/ult798u25384.jhtm

—————

Voltar


Nossa equipe

Mênfis

Mênfis
Entre na nossa comunidade do orkut e conheça todos os nerds que formam essa nação, esse ghetto ;P https://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=78248597

—————